COMO TER UMA HORTA EM SEU APARTAMENTO

Muitas vezes acreditamos que por morar em apartamento e ter um espaço reduzido impede que podemos cultivar hortaliças em casa, mas o espaço não é um problema para o cultivo. Nossas plantinhas cabem em qualquer cantinho, e são ótimas para quem gosta de temperos e hortaliças fresquinhas. Além do mais, ter uma horta em casa traz para vida mais frescor, e um toque verdinho no ambiente. 

É muito prazeroso e saudável ter uma horta em casa e pode ser mais fácil do que você imagina. Existem diversas maneiras e alternativas para cultivar plantas em espaço reduzido e você também pode fazer do seu jeitinho. 

Quer cultivar seu tempero e hortaliças em casa e ficou animado para criar seu espaço verdinho em casa?

Confira abaixo algumas dicas de como montar sua horta no seu apartamento

Primeiro escolha o espaço

Escolher o ambiente onde será cultivada a horta é muito importante, mas não se preocupe, pode ser feita em qualquer cantinho da sua casa, desde que receba a luz do sol entre 2 a 4 horas diariamente para crescer saudável. O local mais apropriado é próximo às janelas ou paredes das sacadas, para que as hortaliças recebam diretamente o raio do sol. 

O que plantar? 

Não há nada melhor do que dar um toque de sabor na sua comida com temperos frescos, não é mesmo ? Assim você pode cultivar manjericão, alecrim, hortelã, pimentas, orégano, 

salsa e muito mais. Pode também optar por hortaliças e ervas aromáticas. 

Tipos de hortas. 

Você pode fazer sua horta em casa no vaso comum, canteiros, latas, garrafas pet, vasos de cerâmicas, mas opte por vasos pequenos, assim terá mais variedade de cultivo e poderá deixar suspensa ou fixa na parede. 

Agora vamos pôr a mão na massa, ops, na terra. 

Para começar em sua horta, vamos ao passo a passo. 

01º Depois de escolher o espaço onde será seu cultivo, pegue o vaso ou jardineira e coloque ao fundo a argila expandida, em seguida uma manta geotêxtil para a drenagem. Essa manta serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado. 

02º Escolha terra especial para plantio, normalmente é fácil de ser encontrada em lojas ou setores de jardinagem. Adicione a muda ou semente conforme o tamanho do vaso e indicação da hortaliça ou tempero e regue 

03º Utilize uma estrutura de madeira, ferro ou prateleira para apoiar ou suspender os vasos. Eles podem ser fixados na parede, instalados em estantes ou escadas. Regue frequentemente e, pelo menos uma vez ao mês, adube sua horta para que as plantas cresçam saudáveis.

Caso sua horta não esteja exposta ao sol, cuidado com o excesso de água, pois a água não será evaporada tão rapidamente. Um dos pontos mais importantes é a rega, mas para ter controle da água existe um truque valioso para saber se é hora de regar novamente, deixe um palito de madeira espetado na terra. No início da manhã e no final da tarde, tire o palito e observe: se ele ainda estiver molhado, não precisa regar, se estiver seco, está liberado. Mas nunca regue no período da tarde, sob o sol forte. 

Devemos ter todo o cuidado com nossas hortaliças, de maneira geral as plantas se beneficiam da colheita de seus ramos e de podas das limpezas periódicas. Nossas plantinhas entendem e se revigoram com esse estimula e rebrota com vigor e saúde. 

https://english.iainptk.ac.id/ https://pusresang.linggakab.go.id/wp-content/upgrade/server-thailand/ https://pmb.esqbs.ac.id/edurj45/sg/ https://pkmbr.bulungan.go.id/s777/ https://pkmbr.bulungan.go.id/thai/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/1075/-/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-dadu/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-hacker/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-jepang/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-habanero/ https://pkmbr.bulungan.go.id/wp-content/-/ https://pkmbr.bulungan.go.id/wp-content/languages/-/ https://slotgacorthai.id/ https://pusresang.linggakab.go.id/wp-content/fonts/s777/ https://pkmbr.bulungan.go.id/wp-content/languages/-/ http://sia.unidha.ac.id/repository/dosen/riwayat/google/