SAIBA COMO COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA DE FORMA SEGURA

Optar por adquirir um apartamento na planta é um bom investimento para melhorar a qualidade de vida e realizar o sonho de ter o lar do jeito que sempre sonhou, com benefícios de lazer, segurança e qualidade de vida para você e sua família. 

Como todo processo de decisão de compra de um imóvel você precisa garantir sua tranquilidade e segurança, é importante considerar alguns fatores, realizar bastante pesquisas sobre o histórico da construtora, localização do imóvel e detalhes que irão surgir no percurso do caminho e entrega do imóvel.

Então, vamos ao que importa. Continue a leitura para acompanhar o processo de compra seguro de um apartamento na planta.

1 – Conheça as vantagens de comprar apartamento na planta. 

Veja alguns fatores importantes para saber quando vale a pena comprar um apartamento na planta:

– Você terá maior facilidade de parcelamento

Para comprar um apartamento, independente que seja na planta ou pronto, você precisa investir em primeiro momento cerca de 20% do valor total do imóvel, mas em apartamentos na planta você tem a oportunidade de pagar este valor gradualmente conforme o tempo de entrega do imóvel. O restante do valor será cobrado durante a obra ou em financiamento bancário, mas lembre-se de que o valor em aberto continuará a ser corrigido.

Alguns bancos, por exemplo, exigem que a prestação do financiamento seja de até 30% sobre a renda bruta familiar. Importante não comprometer mais do que isso na sua renda!

A instituição também avalia alguns dados como:

  • se o comprador é servidor público;
  • se ele pretende ter um relacionamento com o banco;
  • a idade do cliente.

Lembre-se que cada banco tem seu critério. Essas e outras informações são analisadas para decidir as condições do financiamento, como a quantidade de parcelas, taxas de juros diferenciadas e etc.

–Quer pagar a vista ?

Se você possui o valor integral para quitar a compra, ótimo! Além de evitar a correção do valor em aberto ao longo do tempo, você terá melhores chances de negociação no preço, conseguindo bons descontos.

– Maior comodidade e tempo para planejar a mudança

Ao pensar na compra, é preciso considerar o prazo para a mudança. Se você mora na casa dos pais ou paga aluguel e não tem pressa para entrar no apartamento novo, essa pode ser uma excelente opção.

Assim, você pode organizar seu planejamento financeiro e planejar o fluxo de caixa e economizar mais dinheiro até o término da obra.

– Tem mais opções e chances de escolher o apartamento ideal para você. 

Assim poderá escolher os mínimos detalhes na hora da compra do seu apartamento, o andar, a vista para o pôr e nascer do sol. Ao escolher apartamento na planta você terá maior flexibilidade na hora da escolha e mais opções até mesmo do em um único empreendimento. 

– Apartamento novo

Quando você opta por adquirir um apartamento na planta, você terá a certeza de que toda a instalação móveis será novo e de qualidade. Assim você poderá incluir sua decoração e eletrodomésticos da forma em que deseja. 

Agora que você já conhece os benefícios de adquirir um imóvel na planta, conheça os cuidados necessários antes de fechar a compra.

2 – Agora é hora de procurar o bairro e localização que você deseja, mas cuidado, conheça bem o local onde pretende morar. 

Embora hoje em dia seja mais fácil para conhecer e escolher um imóvel, nada mais vantajoso do que conversar com os moradores e vizinhança de onde pretende comprar seu apartamento, afinal de contas será lá que passará boa parte da sua vida. Portanto, no momento de pesquisar possíveis imóveis, considere a localização e a qualidade de vida do bairro. Esses e outros fatores pode favorecer a valorização do apartamento ao término da obra. 

– Proximidade com o trabalho

Essa escolha dependerá da sua necessidade e qualidade de vida, muitas vezes escolher apartamentos muito próximos ao trabalho levará a morar em uma região mais movimentada e barulhenta, portanto será necessário analisar esses fatores na hora da compra. 

Mas caso o tempo seja crucial na sua escolha, veja  se o imóvel fica próximo de seu trabalho. Lembre-se que tempo é um dos recursos mais valiosos e, geralmente, não compensa muito pagar valores mais baratos em troca de enfrentar horas de trânsito todos os dias.

Morar a alguns minutos do trabalho economiza tempo e evita o estresse no dia a dia. Imagine poder ir a pé ou de bicicleta para o escritório! Portanto, avalie essa questão com carinho.

– Benefícios de lazer na região. 

Onde gostaria de morar ? qual seu estilo de vida ? Se você é adepto a caminhadas ao ar livre, passear pelo shopping e frequentar os bares e restaurantes, por exemplo, esses fatores são importantíssimos na hora da sua escolha. 

– Infraestrutura

Outro fator que deve ser considerado no momento de comprar um apartamento na planta é a infraestrutura da região.

Verifique se há opções de transporte público — como pontos de ônibus e estações de metrô — e a facilidade de instalação de serviços como internet e TV por assinatura.

Confira também se a região conta com hospitais e postos de saúde próximos, bem como escolas, principalmente se você planeja ter filhos. Afinal, essas opções de serviços podem facilitar muito a sua rotina e a de sua família.

– Segurança do bairro

Verifique com os moradores da região sobre a segurança e policiamento, se possível verifique os índices de segurança pública para avaliar como está a situação da região em que pretende morar. Veja se a via é bem iluminada, movimentada e se há câmeras de vigilância. 

Esse é um fator primordial para garantir boas noites de sono e tranquilidade nos dias em que resolver viajar e deixar o imóvel vazio. Por isso, é importante avaliar também as condições de segurança do condomínio, como circuito interno de TV, portaria e outros fatores.

– Vizinhança

Ao escolher um imóvel, é importante considerar o entorno da obra. Faça uma visita ao local e conheça a região e o perfil dos moradores, pois as características da vizinhança podem se traduzir em alegria ou incômodo no momento em que você se mudar para o apartamento.

3 – Escolheu o local? Verifique com atenção os detalhes da maquete

A maquete é um importante instrumento para ajudá-lo a tomar a decisão certa. Geralmente, ela é rica em detalhes que vão além do visual.

Faça uma análise sobre as situações importantes da construção como: posição solar, vista do imóvel, proximidade com outras construções e várias situações que podem contribuir para valorizar ou desvalorizar o imóvel.

Alguns edifícios ficam em frente a outros prédios. Há também imóveis com lindas vistas da cidade ou de alguma vegetação — e esses apartamentos costumam ser bem avaliados, pois proporcionam mais liberdade para o morador e uma vista agradável.

É um momento importante também para questionar sobre vagas de garagem, conhecer as opções de lazer e tirar todas as dúvidas com o corretor que estiver apresentando a maquete.

4 – Estude o histórico da construtora

Para evitar transtornos, consulte, em primeiro lugar, o histórico da construtora. Procure entender a reputação que ela tem no mercado, o porte da empresa, os anos de experiência e a disponibilidade de capital para execução da obra.

A construção de um prédio é um processo longo e complexo, por isso é importante escolher uma construtora que se preocupa, além de tudo, com a satisfação do cliente. Atente-se a isso e você fechará um excelente negócio!

5 – Na hora de fechar a compra, leia com atenção todos os documentos

Procure ler todas as informações com calma e não deixe de esclarecer nenhuma dúvida. 

Veja os materiais de divulgação do empreendimento, os modelos das plantas, o memorial de incorporação da obra e os materiais indicados no Memorial Descritivo, pois a qualidade dos produtos utilizados faz toda a diferença no resultado final.

– Contrato de compra e venda

É o documento que protege o comprador e a construtora em caso de descumprimento de alguma cláusula pelas partes envolvidas. Portanto, é imprescindível ler todo o contrato de compra com bastante atenção antes de assiná-lo.

Analise as condições e verifique se você compreendeu todas as cláusulas. Sabemos que alguns termos jurídicos são complexos, por isso é tão importante tirar todas as dúvidas nesta etapa.

Detalhe importante: confira o prazo de entrega do apartamento e o prazo de carência. Por se tratar de um produto com uma complexidade muito grande, normalmente as construtoras determinam em contrato um prazo de resguardo para garantir que tudo saia conforme o combinado.

Lembre-se: o contrato deve ser guardado enquanto você possui o imóvel. O documento deve respeitar seus direitos e estabelecer seus deveres no processo de compra, sem prejudicar qualquer parte envolvida.

– Procedimentos para entrega das chaves

É importante que você conheça os procedimentos para o recebimento do apartamento.

No momento de receber as chaves, o imóvel já deve ter o auto de conclusão de obra — popularmente conhecido como Habite-se. Essa certidão, publicada pela Prefeitura, reconhece que a obra está apta para receber sua família e você.

Cada construtora tem seu processo próprio, mas, geralmente, são necessários três itens:

  • Vistoria aceita – é o momento em que você vê o seu apartamento pronto pela primeira vez e verifica uma série de itens para se assegurar de que tudo saiu como o planejado;
  • Quitação do imóvel ou assinatura do contrato de financiamento – quando você encerra seu fluxo financeiro com a construtora;
  • Assembleia de Instalação de Condomínio – uma cerimônia em que o empreendimento torna-se oficialmente entregue pela construtora e passa a ter sua administração própria.

Não se preocupe, a construtora tem o dever de comunicá-lo com antecedência sobre cada uma dessas etapas. 

6 – Programe-se para investimentos extras

Na hora de comprar apartamento na planta, é preciso conhecer todos os detalhes da negociação, principalmente os custos extras que podem surgir durante ou após a obra.

O comprador também deve considerar essa situação para pagar as taxas que envolvem a compra do imóvel, como aquelas relativas à Escritura Pública, ao Registro de Imóveis e aos tributos, como o ITBI — Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Em vista disso, analise seus recursos antes de fechar qualquer negócio e programe-se para imprevistos mantendo um fundo de reserva. Um planejamento financeiro é imprescindível para quem pretende adquirir um imóvel.

E ai, está preparado para planejar a compra do seu apartamento ? Compartilhe com seus amigos e realize esse sonho. 

https://english.iainptk.ac.id/ https://pusresang.linggakab.go.id/wp-content/upgrade/server-thailand/ https://pmb.esqbs.ac.id/edurj45/sg/ https://pkmbr.bulungan.go.id/s777/ https://pkmbr.bulungan.go.id/thai/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/1075/-/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-dadu/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-hacker/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-jepang/ https://pmb.esqbs.ac.id/medias/slot-habanero/ https://pkmbr.bulungan.go.id/wp-content/-/ https://pkmbr.bulungan.go.id/wp-content/languages/-/ https://slotgacorthai.id/ https://pusresang.linggakab.go.id/wp-content/fonts/s777/ https://pkmbr.bulungan.go.id/wp-content/languages/-/ http://sia.unidha.ac.id/repository/dosen/riwayat/google/